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Metade no ‘top 20’ do Enem recebe maioria dos alunos no ano da prova

MEC e especialistas alertam para escolas que reúnem só ‘tropa de elite’.
Inep incluiu critérios para diferenciar tamanho e perfil de líderes de ranking.

Metade dos 20 colégios com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014) têm índices de permanência de alunos considerados baixos pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre as 20 escolas, somente seis ostentam taxas de permanência de 80%, considerada adequada pelo ministério. As demais se enquadram em patamares inferiores, sendo sete com menos de 20% de permanência. A taxa indica quantos alunos foram matriculados somente no ano da prova, ficando apenas um ano no colégio.

Além disso, com base nos dados catalogados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é possível apontar que a maioria das líderes do ranking têm foco em turmas pequenas, com entre 18 e 59 alunos.

Segundo dados do Inep, metade dos colégios que figuram no top 20 nacional de melhores médias nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 tem taxa de permanência de alunos igual ou inferior a 20%, ou entre 40% e 60%.

De acordo com especialistas em educação e com os próprios organizadores do Enem, o índice aponta a possível adoção de uma estratégia para obter boas notas no ranking. As instituições de ensino criam novas escolas, com outros CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), e constituem “novos projetos” que se destacam nos resultados e servem de vitrine para as demais unidades do mesmo grupo educacional.

Diretores de diferentes escolas ouvidos pelo G1 afirmam que a formação de turmas pequenas atende a diversas necessidades, como atendimento específico a alunos que se saíram bem em olimpíadas de conhecimento ou projeto pedagógico diferente, negando uma simples estratégia de publicidade (leia mais abaixo).

Ranking geral das escolas 
Lista elaborada pelo G1 com dados do Inep. Ela  considera a média das provas objetivas. Ao lado de cada colégio, total de alunos que fizeram a prova e do índice de permanência deles na escola:

1º) Colégio Objetivo Integrado (SP)
# 42 alunos – permanência de 60% a 80%

2º) Colégio de Aplicação Farias Brito (CE)
# 44 alunos – permanência de menos de 20%

3º) Colégio Olimpo Integral (GO)
# 36 alunos – permanência de menos de 20%

4º) Colégio Pré-Universitário Christus (CE)
# 58 alunos – permanência de menos de 20%

5º) Colégio Bernoulli Unidade Lourdes (MG)
# 293 alunos – permanência de 40% a 60%

6º) Colégio Ari de Sá Cavalcante Unidade Major Facundo (CE)
# 24 alunos – permanência de menos de 20%

7º) Colégio e Curso Ponto de Ensino (RJ)
# 19 alunos – permanência de menos de 20%

8º) Colégio Elite Vale do Aço (MG)
# 46 alunos – permanência de 40% a 60%

9º) Coleguium (MG)
# 18 alunos – permanência de 60% a 80%

10º) Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes (SP)
# 43 alunos – permanência de 80% ou mais

11º) Colégio Bionatus II (Campo Grande/MS)
# 67 alunos – permanência de 80% ou mais

12º) Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte/MG)
# 254 alunos – permanência de 60% a 80%

13º) Colégio e Curso Ponto de Ensino (Niterói/RJ)
# 15 alunos – permanência entre 20% e 40%

14º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP)
# 59 alunos – permanência de 80% ou mais

15º) Colégio e Curso Ponto de Ensino – Vila da Penha (Rio/RJ)
# 27 alunos – permanência de menos de 20%

16º) Instituto Dom Barreto (Teresina/PI)
# 117 alunos – permanência de 80% ou mais

17º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ)
# 64 alunos – permanência de 80% ou mais

18º) SEB COC Unidade Álvares Cabral (Ribeirão Preto/SP)
# 42 alunos – permanência de 60 a 80%

19º) Colégio Anglo Leonardo da Vinci (Carapicuíba/SP)
# 18 alunos – permanência de 80% ou mais

20º) Colégio Lerote Ltda (Teresina/PI)
# 13 alunos – permanência de 80% ou mais

Durante coletiva para a divulgação do ranking, na quarta (5), o presidente do Inep, Chico Soares, disse que o índice de permanência muito abaixo revela o garimpo de alunos.

“A explicação é óbvia. Essa escola tem um processo de seleção. Ou ela traz aquele aluno brilhante de outra escola para seu terceiro ano [do Ensino Médio] ou ela exclui os seus alunos que tem desempenho pior”, afirmou.

Já o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, contextualizou outra característica das “escolas top”. Ele diz que não é possível comparar projetos com poucos alunos (a maioria de bom nível socioeconômico) com escolas que atendem muitos alunos e de perfil socioeconômico variado.

Número 1 do ranking
Primeiro do ranking pelo sexto ano consecutivo, o Objetivo Integrado, tem um nível de permanência entre 60 e 80%. Entretanto, se encaixa no segundo ponto de atenção apontado pelo MEC: é um colégio com menos de 50 alunos que funciona dentro da principal unidade da rede, na Avenida Paulista, região central de São Paulo.

Apesar de dividirem o mesmo espaço, enquanto o Objetivo Integrado foi líder, a escola tradicional ficou na 608ª colocação.

O hexacampeão do Enem foi criado em 2009 para atender à “tropa de elite” formada por alunos da rede que se destacavam em olimpíadas de conhecimento.

Com ensino integral e foco nos vestibulares, no Enem, e em atividades acadêmicas, o Objetivo Integrado logo virou sensação no ranking da principal porta de entrada para as faculdades do país. A partir daí, o slogan “Sistema Objetivo de Ensino – 1 º lugar no Enem” passou a ser comum em propagandas da rede de ensino.

Em nota, o Objetivo destacou seu índice de permanência de alunos. “Não se trata de criar um novo Colégio. O Objetivo Integrado já tem 6 anos. Praticamente todos os nossos alunos estudam conosco desde a 1ª série do Ensino Médio e o nosso Indicador de Permanência, divulgado pelo INEP, está na faixa de 60 a 80%”, apontou em nota.

Objetivo em Mogi das Cruzes
O Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes alcançou a 2ª maior média estadual no Enem e a 10ª melhor média do País. Quando considerado o ranking municipal das provas objetivas, a escola ficou em primeiro lugar e em quarto ficou outra que funciona no mesmo prédio: o Colégio Sênior Objetivo. Este último ficou em 207ª posição no ranking estadual e na 671ª posição no ranking nacional.

Apesar de dois cadastros diferentes no Inep, o Objetivo conta somente com uma sede na cidade que funciona nas esquinas das ruas Coronel Santos Cardoso com a Presidente Campos Sales, no Centro.

Questionada pelo G1 sobre a existência de dois colégios Objetivos no ranking, a diretora pedagógica da escola, Elisete de Oliveira e Souza Frigo, informou que existem dois números do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para as duas razões sociais.

“Isso foi feito por questões de arrecadação e também pela expansão da unidade. Além disso está sendo construído um novo prédio para o colégio.” Ela frisou que os alunos convivem todos na unidade atual e que todos recebem o mesmo ensino.

Destaque no Rio
No Rio, o Colégio e Curso Ponto de Ensino, unidade Tijuca, teve média 720,73 e foi a 7ª no ranking geral com a média das provas objetivas. No ano anterior, a escola ficou em 3º lugar. Neste ano, 19 alunos entre os 23 da escola fizeram o Enem. Entre eles, menos de 20% fizeram todo o ensino médio na escola.

De acordo com o diretor Pedagógico do colégio, Fábio Oliveira, a escola é focada em turmas pequenas e cada uma das 13 unidades tem um CNPJ diferente.

O diretor pedagógico explica que, após começar em 1998 como um curso pré-vestibular e de cursos preparatórios para militares como IME e ITA, o colégio começou, em 2001, a receber alunos para turmas de ensino fundamental e médio. Segundo ele, a turma da 3ª série do Ensino Médio na Unidade Tijuca possui no máximo 40 alunos.

Continue lendo no link: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/08/metade-no-top-20-do-enem-recebe-maioria-dos-alunos-no-ano-da-prova.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar